Extensão

O Departamento de Filosofia promove atividades de extensão, abertas ao público externo e à comunidade universitária em geral. A principal delas é a Semana de Filosofia da UnB que é a mais tradicional atividade desse tipo na Universidade. Além das Semanas, que têm temas variados a cada ano, o FIL promove também cursos de temas mais restritos, grupos de pesquisa e assessoria a professores da rede de ensino de 1º e 2º graus do Distrito Federal, inclusive via Internet.

 


Escola Livre de Filosofia

 

O Projeto Escola Livre de Filosofia orienta-se para a criação e realização de atividades de extensão que venham a ampliar as possibilidades de acesso a temas, questões e problemas filosóficos para o público em geral, relacionando isso às pesquisas e ao ensino de filosofia. Professores e estudantes de filosofia organizarão coletivamente o projeto e suas ações, com palestras, debates, minicursos e outras atividades, a partir das quais produzirão materiais educativos para divulgar a filosofia.

Coordenação: Rogério Alessandro de Mello Basali (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

Site:   https://escolalivredefilosofia.wordpress.com  

 


Cineclube Beijoca

 

O Cineclube Beijoca realiza, semanalmente, mostras temáticas de audiovisual. Em geral, são exibidos dois filmes, um curta e um longa, mas o grupo não se restringe a formatos.

A cada edição, o grupo de estudantes e professores da UnB lança uma conversa sobre o material que foi apresentado. A condução do debate costuma ficar a cargo de um convidado de fora do grupo, muitas vezes crítico de cinema, ou do próprio realizador do filme apresentado. As sessões são gratuitas.

Coordenação: Alex Calheiros, Cláudio Reis e Raquel Imanishi Rodrigues

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site:   https://cinebeijoca.wordpress.com 

 


A quem pertence a cidade?

 

Diagnóstico da realidade 

Desenvolver um diagnóstico da realidade pedagógica e existencial dos alunos, alcançando uma visão concreta dos seus desejos e necessidades em relação à sua experiência cotidiana na escola, na família e na sociedade, assim como em relação aos valores que orientam essas experiências.

Objetivos didáticos 

O projeto é desenvolvido com a participação de estudantes do curso de Filosofia, contribuindo para a formação de futuros professores e educadores.

Objetivos pedagógicos  

Desenvolver propostas didáticas para aprimorar a prática do ensino da filosofia no nível médio, colaborando com os professores  e intensificando assim as relações entre universidade e escola.

Formação universitária e profissional 

Realizar exercícios que contribuam a fortalecer a capacidade de análise, compreensão e reflexão crítica dos alunos sobre questões relativas à esfera política e social, oferecendo instrumentos de interpretação teórica da realidade, estimulando-os a enfrentar as dificuldades e a imaginar soluções para os problemas.

Estudo e pesquisa 

Investigar o imaginário  político, social, cultural e as possibilidades concretas de sua transformação, assim como os pressupostos teóricos e metodológicos de tal investigação.

Coordenação: Herivelto Souza, Priscila Rufinoni, e Benedetta Bisol

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Site:   https://aquempertenceacida.wixsite.com/aquempertenceacidade 

 

 

Slide 2