PIBID

Edital PIBID-UnB - Licenciatura em Filosofia 001/2016

 1 - Estudantes do Curso de Licenciatura em Filosofia interessados em atuar como bolsistas do PIBID-Filosofia a partir do 2º semestre de 2016 deverão efetuar inscrição na Secretaria conforme orientações abaixo. É necessário que o candidato tenha conta corrente como titular em qualquer banco e, caso seja selecionado, entregue o comprovante que poderá ser cópia de cheque ou cópia de extrato/saldo bancário.

2 - Vagas:

 O PIBID Filosofia possui 25 bolsas em 05 escolas (Guará, Sobradinho, Paranoá, Gama e Taguatinga). As vagas surgirão ao longo do ano com a saída dos atuais bolsistas por término de 24 meses de participação, por falta de desempenho ou ainda por desejo do bolsista. Para esse semestre a maior parte das vagas já existentes é para Sobradinho (04). A situação nacional do PIBID é ainda incerta quanto à sua duração, daí que esta seleção é feita, todavia não há garantida da quantidade de vagas a serem abertas efetivamente neste segundo semestre e nem a duração das bolsas.

3 - Critérios para a inscrição:

Ser aluno regular do Curso de Licenciatura em Filosofia/UnB. Ser brasileira(o) ou possuir visto permanente no País e estar em dia com as obrigações eleitorais; não dispor de nenhum outro tipo de bolsa; ter disponibilidade de 16 horas semanais para atuar na UnB e em escola. Essas 16 horas são assim distribuídas: até 10hs em uma das escolas (que poderá implicar em estar nas escolas duas vezes/períodos por semana); 02 horas de reuniões semanais na UnB ou nas escolas às sextas-feiras no período do almoço (12hs às 14hs); 04 horas de estudo e planejamento individual das atividades.

4 - Seleção:

Primeira etapa:

1. Análise de histórico escolar, incluindo análise do IRA;

2. Análise do currículo, preferencialmente currículo lattes (cf. site do CNPq);

3. Análise da carta de intenções e motivações onde justifique e apresente as motivações para participar do programa PIBID Filosofia (no máximo, 2 páginas);

Segunda etapa:

1. Entrevista com a coordenação do Pibid/Fil.

5 - Cronograma:

05 a 20/07 – inscrição na secretaria do Departamento de Filosofia (A ficha de inscrição encontra-se na secretaria do Departamento) quando deverá entregar histórico escolar, documento comprobatório do IRA, currículo, carta de motivações e intenções e a ficha de inscrição. As inscrições serão recebidas no dia 20/07 somente até às 12hs.

21ª 26/07 – análise dos documentos e provável divulgação dos convocados para entrevistas, caso seja necessário;

28 a 29/07 – entrevistas (se necessário) – serão convocados um máximo de 15 candidatos para entrevistas.

01/08 – Provável divulgação do resultado final.

02/08 – Entrega de documentação, termo de compromisso e Início das atividades.

Obs.:

1 - O projeto prevê duração da bolsa por até 24 meses. Os selecionados, no período em que estiverem vinculados ao projeto receberão uma bolsa mensal de R$ 400,00 da CAPES.

2 – Os candidatos não selecionados imediatamente poderão, a critério da coordenação do programa, compor uma lista de reserva, com possibilidade de serem convocados ao longo do ano.

Prof. Dr.Pedro Gontijo e Profa. Dra. Priscila R. Rufinoni

Coordenação do sub-programa PIBID/Filosofia

Conheça mais sobre o PIBID/Filosofia -  https://projetopaideia.wordpress.com/


 

 Projeto Paidéia - PIBID - Filosofia UnB

O Projeto Paidéia é o Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Entendendo que o ensino de filosofia pode ter uma contribuição não só à educação geral de crianças e adolescentes, à construção de projetos de vida e de sociedade e à constituição de um legado cultural a ser transmitido e transformado em cada geração, o Projeto Paidéia se torna presença no cotidiano de seis escolas públicas do Distrito Federal. Nessa presença na escola, contribui tanto para uma qualificada formação docente de 30 estudantes da licenciatura em Filosofia, como para potencializar a aprendizagem filosófica de adolescentes do Ensino Médio apoiando a atividade docente de professores de filosofia dessas escolas.

Tem como perspectiva inserir-se nas atividades de ensino de filosofia no Ensino Médio, desde o planejamento até a avaliação, incluindo a elaboração e gestão de estratégias didáticas e a confecção de materiais didáticos específicos para o Ensino de Filosofia. O Projeto tem a duração de dois (02) anos.

Parte de uma concepção da filosofia como sendo um campo de atividades de construção de conhecimentos e produção de sentidos com especificidade própria ao lado da ciência e das artes, de fomento de uma postura crítica e criativa diante do que acostumamos chamar de realidade.


Coordenação: Pedro Gontijo (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) e Herivelto de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )
Site: https://projetopaideia.wordpress.com