Notícias

30 de Julho de 2020

1) Como será feito o retorno às aulas?
 O calendário acadêmico do primeiro semestre letivo de 2020 (1/2020) dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília será retomado exclusivamente de forma não presencial e em caráter emergencial durante o período de excepcionalidade da pandemia do COVID19.


2) Como está organizada a forma não-presencial de ensino e de aprendizagem?
 A forma não-presencial está organizada em atividades que podem ser síncronas e/ou assíncronas.

I - São atividades síncronas, dentre outras, as desenvolvidas nos seguintes moldes:
a) videoconferências realizadas por meio de plataforma institucional;
b) videoconferências realizadas por meio de plataforma alternativa;
c) chats;
d) outras atividades não presenciais realizadas em momento temporal predeterminado.

II - São atividades assíncronas, dentre outras, as desenvolvidas nos seguintes moldes:
a) videoaulas gravadas;
b) sites, aplicativos ou arquivos de exercícios;
c) drives de armazenamento e compartilhamento de dados;
d) fóruns de discussão;
e) e-mails;
f) mídias sociais de longo alcance;
g) orientações remotas;
h) outras tecnologias midiáticas e materiais didáticos para leituras dirigidas a comunidades sem acesso a internet, em conformidade com as especificidades de curso e possibilidades alternativas existentes.

 

3) Quando será o retorno às aulas?
 O retorno às aulas será no dia 17 de agosto; o semestre terminará no dia 18 de dezembro.


4) Quais foram as medidas tomadas para apoiar os estudantes em situação de vulnerabilidade, com dificuldades de acesso à computadores, tabletes, celulares e internet?
 Alguns computadores foram doados por professores e o Departamento de Filosofia realizou o empréstimo de seu estoque de laptops. Além disso, existe a possibilidade de empréstimo de laptops por via da Biblioteca Central da UnB. 
 
5) Em quais ambientes acontecerão as atividades acadêmicas do tipo aulas e avaliações?
 As atividades acadêmicas não presenciais, inclusive as de natureza avaliativa, e o contato oficial entre docente e estudantes deverão ocorrer preferencialmente em ambientes ou plataformas institucionais, sem prejuízo do uso de outras ferramentas tecnológicas gratuitas e de fácil acesso ao estudante, assegurada a autonomia didática, em consonância com os marcos legais referentes ao sigilo e à proteção de dados dos usuários.

 

6) Como será feito o registro de presença dos estudantes?
 A frequência dos (das) estudantes nas atividades previstas no plano de ensino, inclusive as de natureza avaliativa, será aferida por meio da sua participação:


I - nas atividades assíncronas estabelecidas no plano de ensino, tais como registros de leitura, avaliações, realização de trabalhos, exercícios, participação em fóruns de discussão, entre outras;
II - nas atividades síncronas estabelecidas no plano de ensino, garantindo- se aos (às) estudantes que não puderem participar das atividades síncronas a possibilidade de realizarem atividades assíncronas substitutivas, para a aferição de frequência.


7) 7) Como será o processo de matrícula? Em que sistema da UnB? Devo entrar em contato com a Coordenação para manter a matrícula que já fiz?

  Estudantes que não farão mudanças não precisam se matricular novamente. A necessidade de matrícula só existe em caso de proposta de alguma alteração na matrícula atual. O estudante deve enviar o pedido para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8) Quais foram as disciplinas canceladas?
 A única disciplina cancelada na oferta do FIL 2020/01 foi a disciplina “Filosofia da Matemática”. 

 
9) Quais foram as disciplinas incluídas lista de oferta do 1/2020?
 Somente a disciplina “Mito e Filosofia” (FIL 0134) foi criada na oferta do FIL 2020/01. 
 
Para mais informações, acesse a Resolução CEPE 59/2020.

14 de Maio de 2020

A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea convida pesquisadoras e pesquisadores a submeter artigos para o dossiê “O governo dos algoritmos: a morte da política?”, a ser publicado em dezembro de 2020.

O dossiê visa reunir pesquisas em torno das novas tecnologias de informação e da comunicação e dos desafios que seu desenvolvimento opõe à democracia, ao direito, ao mundo do trabalho e ao pensamento filosófico enquanto atividade humanizadora. São bem-vindos trabalhos que aprofundem filosoficamente como essas novas tecnologias mudam nossas vidas e trazem consigo novos problemas, que podem ser explorados em sua dimensão ética, política, epistemológica, social ou existencial.

Prazo para recebimento de textos para avaliação por pares, no sistema duplo-cego: 30 de setembro de 2020.

Editores responsáveis pelo dossiê: Maria Cecília Pedreira de Almeida (UnB) e Marco Antônio Sousa Alves (UFMG).

Para mais informações acesse: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/announcement/view/221

08 de Abril de 2020

20 de Fevereiro de 2020

 

<aprovada pelo Colegiado do FIL em 30 de novembro de 2018>

 

oferta_2019_1.jpgoferta_2019_3.jpg

 

 

<aprovada pelo Colegiado do FIL em 22 de maio de 2019>

 

oferta_2019.2_12.jpgoferta_2019.2_11.jpg

Epistemologia - Alexandre Hahn - Turma A (atualizado para o ensino remoto)
Epistemologia – Fábio Mascarenhas Nolasco - Noturno (atualizado para o ensino remoto)

Estágio Supervisionado 1 - Gabriela Lafetá - Diurno, Turma A (atualizado para o ensino remoto)
Estágio Supervisionado 2 - Diurno - Ana Miriam Wuensch (atualizado para ensino remoto)

Estágio Supervisionados 1 e 2 - Gabriela Lafetá - Noturno, Turmas B (atualizado para o ensino remoto)

Estágio Supervisionado 3 e 4 – Pedro Gontijo - Diurno (atualizado para o ensino remoto)

Estética/Filosofia da Arte – André Luis Muniz Garcia  - Turma A (atualizado para ensino remoto)

Estética/Filosofia da Arte - Priscila Rufinoni (atualizado para ensino remoto)

Ética e Educação - Rogério Basali - Turmas A e B (atualizado para ensino remoto)

Ética Filosófica – Claudio Reis (atualizado para ensino remoto)

Ética Filosófica – Erick Lima (atualizado para ensino remoto)

Fenomenologia – Marcos Aurélio Fernandes (atualizado para ensino remoto)

Filosofia Antiga – Rodolfo Lopes - Turma B (atualizado para ensino remoto)

Filosofia Antiga – Gabriele Cornelli - Turma A (atualizado para ensino remoto)

Filosofia Contemporânea – André Luiz Muniz Garcia - Turma A (atualizado para ensino remoto)

Filosofia Contemporânea - Marcio Gimenes de Paula - Turma B (atualizado para ensino remoto)

Filosofia da Mente – André Leclerc (atualizado para ensino remoto)

Filosofia das Ciências – André Leclerc (atualizado para ensino remoto)
Filosofia e Feminismo - Ana Miriam Wuensch (atualizado para ensino remoto)

Filosofia Geral e Metafísica - Evaldo Sampaio (atualizado para ensino remoto)

Filosofia Medieval – Marcos Aurélio Fernades (atualizado para ensino remoto)

Filosofia Moderna – Ericka Itokazu (atualizado para ensino remoto)

Filosofia Política – Gilberto Tedeia - Turma A (atualizado para ensino remoto)

Filosofia Política - Gilberto Tedeia - Turma B (atualizado para ensino remoto)

História da Filosofia Contemporânea – Márcio Gimenes de Paula (atualizado para ensino remoto)
Introdução à Filosofia - Alexandre Hahn - Turma A

Introdução à Filosofia - Hilan Bensusan - Turma C (atualizado para ensino remoto)

Introdução à Filosofia - Letícia Botelho - Turma D (atualizado para ensino remoto)
Introdução à Filosofia - Alexandre Costa Leite - Turma E (atualizado para ensino remoto)

Introdução à Filosofia - Letícia Botelho - Turma F (atualizado para ensino remoto)

Introdução à Filosofia - Letícia Botelho - Turma H (atualizado para ensino remoto)
Introdução à Filosofia - Alexandre Costa Leite - Turma J (atualizado para ensino remoto)

Introdução à História da Filosofia – Claudio Reis (atualizado para ensino remoto)

Introdução à História da Filosofia - Fábio Mascarenhas Nolasco (atualizado para ensino remoto)

Introdução à Prática Filosófica - Maria Cecília de Almeida (atualizado para o ensino remoto)

Metodologia do Ensino de Filosofia – Wanderson Flor - Turma A (atualizado para ensino remoto)

Metodologia do Ensino de Filosofia - Wanderson Flor - Turma B (atualizado para ensino remoto)

Mito e Filosofia - Hilan Bensusan (atualizado para ensino remoto)

Teorias Filosóficas da Linguagem – Felipe Amaral – Turma A (atualizado para ensino remoto)

Teorias Filosóficas da Linguagem – Felipe Amaral - Turma B (atualizado para o ensino remoto)

Textos Filosóficos Gregos 2 – Rodolfo Lopes (atualizado para ensino remoto)

Textos Filosóficos Latinos I - Guy Hamelim (atualizado para ensino remoto)

Tópicos em Estética - Priscila Rufinoni (atualizado para ensino remoto)

Tópicos Especiais de Ética - Ligia Pavan Baptista - Turma A (atualizado para ensino remoto)

 

Acesse aqui a GRADE HORÁRIA 2020/01 (em vermelho estão as alterações) 

06 de Novembro de 2019

 


A UnB, considerando o Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai), divulgou a abertura do vestibular destinado a selecionar candidatos indígenas para ingresso em cursos de graduação na Universidade no primeiro e segundo semestres de 2020.

São 85 vagas no total, distribuídas entre 38 cursos presenciais nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia e Planaltina. Somente podem concorrer às vagas candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública, ou da rede particular desde que por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

As inscrições já estão abertas e vão até 11 de novembro, pelo site da seleção. Não há taxa de inscrição.

A avaliação será feita por meio da aplicação de prova objetiva e de redação em língua portuguesa, além de uma fase de entrevista pessoal. As provas ocorrerão na data provável de 14 de dezembro, nos polos regionais das cidades de Barra do Bugre/MT (Aldeia Umutima), Brasília/DF, Caucaia/CE (Aldeia Trilho), Palmeira dos Índios/AL, Santa Isabel/AM, Tabatinga/AM e Tarauacá/AC.

SERVIÇO

Vestibular Indígena UnB

Vagas: 85

Cursos: 38

Inscrições: de 21 de outubro a 11 de novembro

Prova: 14 de dezembro

CONTATO

Outras informações no site ou pelo Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – telefone (61) 3448 0100.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

29 de Outubro de 2019

Confira a programação completa do 1º Colóquio Internacional de Filosofia Clássica Alemã:

 

 

01 de Outubro de 2019

Organizado pela professora Maria Cecília Pedreira de Almeida e pelos professores Alex Calheiros e Gilberto Tedeia. O livro conta com a participação de professores e pesquisadores da área da filosofia política de todo o Brasil e tem prefácio de Vladimir Safatle.

 

O lançamento será no dia 16 de outubro de 2019, na Livraria da UnB.

Centro de Vivência

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília/ DF

Telefone: (61) 3107-1245, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Segue o  link da pré-venda do livro: http://www.alamedaeditorial.com.br/filosofia/filosofia-politica-e-engajamento-org-alex-calheiros-gilberto-tedeia-maria-cecilia-pedreira

 

 

30 de Setembro de 2019

ICH/UNB e os HIS/PPGHIS, FIL/PPGHFILO, GEO/PPGGEO, SER/PPGSER-UnB
têm a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o 1º Simpósio Internacional de Humanidades – Saberes Plurais: A Relevância Social da Universidade Pública” no período de 21,22 e 23 de outubro na Universidade de Brasília - Câmpus Darcy Ribeiro.

 

O Seminário Internacional promovido pelo Instituto de Ciências Humanas da UnB pretende promover o diálogo e a reflexão entre diferentes áreas do conhecimento, em especial, da Filosofia, Geografia, História e Serviço Social, representados nos departamentos que constituem este instituto. O evento têm como objetivo pensar a relação entre a produção dos saberes nas Universidades Públicas e os vínculos estabelecidos por estes com a sociedade. O propósito é construir debates interdisciplinares que ressaltem a reflexão das ciências humanas como propulsoras para a formulação e avaliação em diálogo com as demais ciências. Como parte constitutiva dos direitos humanos, a partir de uma perspectiva de uma universidade plural e democrática, entende-se aqui ser as ciências humanas decisivas para a construção de novas epistemes no desenvolvimento do conhecimento no que se refere a apropriação ética e política do espaço público. Para tanto,buscar-se-á divulgar pesquisas e suscitar debates tanto em torno dos temas no âmbito interdisciplinar, quanto aqueles que se estruturam sob perspectivas teóricas e metodológicas que visam ampliar os campos de interlocução do cientista das humanidades com os demais campos do conhecimento.

 

As incrições nos Simpósios temáticos para apresentação de comunicação, bem como as incrições para Minicursos e o envio de resumos e textos finais deverão ser feitas no período de 20 de julho a 04 de outubro de 2019 através do site: https://simposioich2019.wixsite.com/simposioih/pagina-inicial